Conhecimento partilhado pela internet

Livros Online

A popularização do computador causou grande impacto no mundo, ainda mais na década de 1990 quando os primeiros computadores pessoais tornaram mais possível o acesso à informatização. Após o desenvolvimento da internet e, atualmente, com o maior uso dela, gerada pela democratização da banda larga, os meios de comunicação e de pesquisa mudaram completamente. A procura por títulos intelectuais foi facilitada por sites de busca e principalmente pelas bibliotecas virtuais e suas disposições ímpares.

Distância reduzida e conhecimento divido

Por meio dessas plataformas onlines, os quilômetros de distância entre um país e outro diminuíram, os fusos horários também foram encurtados, havendo uma maior disposição gratuita dos artigos e livros estudados internacionalmente. Para comprovar isto, basta navegar e acessar sites de universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Neles, é possível encontrar as primeiras bibliotecas virtuais do país. E nestes espaços, que antes eram organizados por papéis e bibliotecárias, hoje tem o controle compartilhado com os próprios usuários. A pessoa consegue encontrar uma obra famosa, verificar a disponibilidade e reservar a retirada. Mas se a preferência desta mesma pessoa não for os papéis físicos, há a possibilidade de ela encontrar o mesmo título em alguma biblioteca virtual do mundo, que conseguirá ler online o mesmo texto que foi impresso antigamente.

A internet possibilitou uma nova forma de ensino

Para alargar e avançar a partilha de conhecimento no mundo, algumas instituições oferecem a modalidade de ensino à distância (EAD). Existem muitas opções de formatação de cursos, mas a mais utilizada é a seguinte: os professores gravam as aulas, deixam disponíveis para sua turma de alunos em alguma plataforma, a sala estuda e respondem por e-mail com dúvidas e questionamentos. Tudo foi facilitado e, se organizado, ambas as partes aprendem e ensinam, praticamente como as tradicionais salas de aula. Caso o docente opte por avaliá-los, o estudo pode ser feito por uma pesquisa básica na internet ou, até mesmo, uma consulta de teses em diversas línguas de professores que estão disponíveis em alguma biblioteca virtual do mundo. É a prova de que a modernidade modificou completamente a maneira de se relacionar e aprender.

Foto: Marcel Mooij

Similar Posts:

Tags: